Açúcar ou Adoçante?

Açúcar ou Adoçante?

O que indicamos em relação ao consumo de açúcares e adoçantes? Equilíbrio.
A utilização de adoçantes geralmente é de quem está seguindo um plano alimentar para perda ou controle de peso, é diabético ou tem intolerância à glicose, e pra isso não basta apenas não consumir o açúcar ou trocá-lo por adoçante dietético, o ideal é manter hábitos de vida saudáveis como um todo.
O consumo abusivo de açúcar aumenta a ingestão calórica, pode aumentar os níveis de triglicerídeos sanguíneos, provocar cárie dentária e, cronicamente, contribuir para o desenvolvimento da obesidade.
Todos nós deveríamos evita-lo. O açúcar contém apenas carboidrato, as vitaminas e minerais foram extraídas durante seu processamento. Assim, o mais indicado seria utilizar o açúcar mascavo e demerara que preserva as vitaminas e minerais no qual são benéficos. Uma ótima opção também é o mel, que tem poder adoçante maior e também possui vitaminas. Caso a pessoa não seja diabética, é claro.
Quanto aos adoçantes, o mais natural e indicado é o Stévia, que é um adoçante produzido a partir de uma planta, e em pó, que é a forma mais comumente comercializada, seu poder adoçante pode chegar a ser de 70 a 400 vezes superior ao açúcar branco. Dentre seus benefícios destaque-se não conter calorias, a inibição da formação de cáries dentais, e ainda pode ser usada para fins culinários. Os demais adoçantes não são naturais, o que não é legal para nossa saúde.
Conhecer as diferenças entre produtos light e diet são informações importantes também para se levar uma vida saudável.
Segundo a Anvisa, os alimentos light são aqueles que apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias quando comparados a alimentos convencionais. Podem ter menor quantidade de açúcar, assim como de gordura ou sódio, por exemplo. Já os alimentos diet especialmente formulados ou processados, nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutrientes, adequados à utilização em dietas, diferenciadas ou opcionais, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas.
Enfim, a alimentação saudável e sem excessos, seja de açúcar ou adoçantes, é a melhor opção.

Por: Lara Fuzetto Ferreira, Nutricionista – CRN 47100/P

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Lara Fuzetto

Lara Fuzetto Ferreira Nutricionista

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