Açúcar, um vilão digno de pódio

Açúcar, um vilão digno de pódio

Olá pessoal, estou de volta! Desculpem a ausência, mas foi por bons motivos, o Bistrot Light estava em reforma e agora está de cara nova, e mais uma surpresa acabo de ingressar na faculdade de gastronomia, a correria foi grande e o tempo curto para escrever, mas uffa, aqui estou.

Estava com saudades e voltei com um tema, que quando li e pesquisei sobre me deixou chocada, principalmente ao perceber quantos alimentos do nosso cotidiano tem o açúcar “escondido”, sejam ele alimentos doces ou salgados.

Eu creio já ter falado aqui, que acredito cegamente no malefício de tudo aquilo que não é natural (proveniente da natureza). Então no texto de hoje minha missão é tentar conscientizar vocês a lerem rótulos e a pensarem muito antes de comprar itens que contém ingredientes complexos que não se parecem com palavras!

Além dos açúcares que consumimos que são “escancarados”, como doces, bolachas, chocolates e etc, existem os que consumimos inconscientemente porque não temos o costume de ler embalagens além dos infindáveis meios da indústria para esconder os mesmos que não são divulgados com frequência para o grande público em geral.

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Vou citar alguns alimentos que tem açúcar e muita gente não sabe:

Ketchup

Suco de laranja industrializados

Granolas (ler bem a embalagem!), somente as diets são sem açúcar. Porém engorda também por conter componentes que substituem o açúcar e muitas vezes, gorduras que não são legais.

Num texto anterior expliquei a diferença sobre: LIGHT E DIET, mas vamos reforçar ok!?

Diet são alimentos feitos para diabéticos, portanto sem açúcar, mas isso não o isenta de ter outras substâncias que engordam muito e calorias.

LIGHT são alimentos com teor de gordura reduzido, isso não quer dizer que não tenham AÇÚCAR OK?. Dá uma olhadinha na matéria caso queira se aprofundar (http://www.priscylapoll.com.br/saude/funcional-diet-e-light-o-que-sera-tudo-isso.htm).

É preciso ficar atento, as indústrias possuem varias formas e sempre estão tentando disfarçar os açúcares, citando nomes mirabolantes.

Uma boa técnica para evitar ser enganado, é começar sistematicamente a ler os rótulos, então, procure palavras que terminem em “OSE”,

Ex: Glicose, Sacarose, saiba que esse nomes são nada mais nada menos que açucares.

Outras formas são: xarope de milho, xaropes em geral, mel, melaço, açúcar invertido, malto dextrina… Dentre outros.

Eu acredito cegamente que o grande vilão da obesidade crescente no mundo, é o açúcar. O fator que engorda, é hormonal, e não psicológico, (claro que pode haver questões psicológicas relacionadas ao abandono do açúcar, já que esse é uma droga, que VICIA).

Por muito tempo e ainda hoje, notamos exemplos de como  a literatura deve ser modificada na questão nutricional informativa, tome como exemplo a pirâmide de importância dos alimentos: a pirâmide prega que os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade são os carboidratos (que ao fazer sua quebram se transformam em AÇÚCAR) “.

Os açúcares ocasionam o aumento da insulina, (por isso que digo que o fator é

HORMONAL), que não é natural ao ser humano, e esse aumento é o que causa a obesidade, por isso a obsessão em instigar o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico.

Não vou entrar em questões fisiológicas, pois não é minha área, espero apenas

que isso os faça refletir, e fazer compras mais conscientes!

Até mais!!!

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Priscyla Poll

Colunista Social, Escritora por amor, Historiadora interrompida, Fotógrafa Intermediária, Jornalista desde sempre, Autêntica, Maluca, Super Sincera. Decepcionando pessoas e Cometendo Erros, te desiludindo nas horas vagas.

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