Seminário sobre somatização lota auditório da Santa Casa.

Seminário sobre somatização lota auditório da Santa Casa.

Aconteceu no dia 18 de Maio ultima Quinta -feira na Santa Casa de Presidente Prudente o 1º Seminário: “Somatização: Elementos Teóricos Psicanalíticos e a Compreensão do Adoecimento. O Seminário foi ministrado pelos profissionais Ieda M. M. Benedetti (Psicóloga Profa,Phd), Avair Guilherme A. Carvalho (Psicólogo Clinico), Carlos Eduardo Bosso (Médico Cardiologista), Edson Farias (Psicólogo).
Miga sua loca meu blog também é informação e como apaixonada pela psicologia e praticante da terapia fui saber mais sobre as doenças que muitas vezes desenvolvemos por fatores psicossomáticos.

Oi? Mas oque é isso Poll ?

PSICOSSOMÁTICOS- A palavra psicossomática é de origem grega. É uma junção de duas palavras gregas: psique (psico – alma) e soma (corpo). E, deste modo, uma doença psicossomática é aquela que não é exclusivamente somática, corporal, mas tem origem na psique, na alma. Evidente que é difícil dizer com clareza o que é a psique. Porém, a ideia é simples: a psique inclui tudo o que não conseguimos localizar no corpo de uma maneira específica: nossas emoções, sentimentos, pensamentos. Mesmo com as descobertas da neurociência, ainda há muitas questões a serem esclarecidas quanto à localização no cérebro.Resumidamente você pode dizer que são as doenças com “fundo emocional”, as doenças da psique.

Foi abordado durante o seminário os sinais que nosso corpo apresenta, uma série deles,sinais que podemos interpretar de diversas formas, e correntes de pensamento que podem trazer alguma explicação através da linguagem do corpo, e a importância do suporte psicológico hospitalar tanto entre pacientes quanto aos profissionais que trabalham na área médica.
O auditório da Santa Casa de Presidente Prudente estava lotado de profissionais, estudantes e convidados, após a apresentação e abertura da pauta, foi iniciado um bate-papo com perguntas aos profissionais.
Perdeu ? fiquei por dentro que logo tem mais !!!

Priscyla Poll

Colunista Social, Escritora por amor, Historiadora interrompida, Fotógrafa Intermediária, Jornalista desde sempre, Autêntica, Maluca, Super Sincera. Decepcionando pessoas e Cometendo Erros, te desiludindo nas horas vagas.

Deixe um comentário